Ombro e Cotovelo
Uma das articulações mais complexas do corpo humano, o ombro é uma estrutura tão delicada que foi criada uma subespecialização da Ortopedia dedicada especialmente aos profissionais que estudaram e se aprofundaram na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças e condições que podem afetar essa região: a ortopedia de ombro.
Os ombros possuem uma articulação formada por três ossos diferentes: a escápula, a clavícula e o úmero. Para compô-lo por completo, entram em cena tendões e músculos que fazem parte do manguito rotador, principal responsável por permitir que os braços sejam levantados e abaixados para a realização de movimentos diversos que permitem que o corpo humano realize exercícios físicos e inúmeras atividades.
Os especialistas em ortopedia de ombro tratam de condições diversas que podem incluir a tendinite, a bursite, a capsulite adesiva, a osteoartrite e os desgastes nos ossos que compõem a articulação.
Por ser uma região muito utilizada por quem pratica esportes e atividades físicas, o ombro pode sofrer de problemas como deslocamentos e fraturas, que precisam ser colocados no lugar pelo especialista em ortopedia de ombro.