Medicina do Esporte
A Medicina Esportiva é o ramo da Medicina responsável por cuidar de atletas e esportistas, sejam eles profissionais, com nível olímpico, ou aqueles que adoram fazer exercícios físicos e se manter em forma.
Os médicos especializados em Medicina Esportiva possuem um treinamento profissional abrangente, que engloba diferentes especialidades como a ortopedia e traumatologia, a fisioterapia, a fisiatria, a nutrição e a cardiologia.
Por meio de testes como a baropodometria, que avalia a pressão na sola dos pés quando a pessoa está de pé, as avaliações posturais, a análise de marcha, os testes de flexibilidade, força e resistência muscular e até os exames cardiorespiratórios, os médicos da Medicina Esportiva conseguem fazer um acompanhamento completo do paciente.
Tudo isso para garantir que o corpo dos atletas funcione de forma correta e eficiente, permitindo um desempenho digno de medalhas e aplausos.
A Medicina Esportiva também tem dentro de suas funções realizar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de condições médicas que podem ser relacionadas ao esporte e aos exercícios físicos.
Alguns exemplos desses problemas são as Lesões por Esforço Repetitivo, como a tendinite e a bursite, que afetam atletas que usam muito os braços. Entorses e lesões que atingem os músculos, ossos e cartilagens do corpo também são comumente tratados por médicos especializados na Medicina Esportiva.
A parte de reabilitação, que visa a recuperação do paciente que já foi lesionado, também é uma das funções da Medicina Esportiva.