Tendinite: como evitar a inflamação por esforço repetitivo no home office?

A pandemia do coronavírus transformou o home office em uma realidade mais frequente. De uma hora para a outra, quartos e salas foram transformados em escritório e, de maneira pouco saudável, as horas de trabalho também passaram a se estender para além do habitual. O resultado de tanto tempo à frente de telas pode ser sentido de forma física para alguns, com dores de coluna e até tendinites.

O corpo humano é cheio de tendões, que funcionam como uma fita de fibras que liga os músculos aos ossos. A tendinite acontece quando há uma inflamação em um deles. O resultado para quem tem pode ser sentido de forma dolorosa acompanhada ainda de inchaço ou rigidez.

A tendinite pode ser provocada por motivos diferentes. Há aquela desenvolvida por conta do uso prolongado de computadores e celulares por exemplo. Ela tem origem no chamado esforço repetitivo. Mas há também inflamações provenientes da própria química do organismo, que podem ser causadas por estresse, alimentação desequilibrada entre outros.

É possível tornar o trabalho e as horas à frente do computador menos prejudiciais ao corpo humano. Aqui vão algumas dicas.

 

Em caso de dores, procure um médico

Não deixe de procurar um especialista para o caso de sentir dores recorrentes. A opinião de um profissional especializado é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.

No caso de inflamação no tendão do antebraço, há munhequeiras que podem auxiliar na recuperação.

Cadeira ergonômica

Procurar cadeiras ergonômicas que sejam adequadas para o seu peso e idade é um bom passo inicial. Procure sempre modelos que tenham ajustes nos braços e no apoio das costas.

Apoio para computador e punhos

São essenciais.

Com o apoio, o usuário tem um melhor ângulo de visão que, atrelado a uma postura melhor e outros artigos apropriados, não ajuda a manter pescoços, costas e mãos em uma boa posição. Vale a pena recorrer a um teclado sem fio para completar o combo.

Outro objeto apropriado é o apoio para o punho. Ele favorece o alinhamento do seu braço com o teclado do computador, evitando que o ângulo entre a mão e o punho seja muito obtuso. É uma alternativa para prevenir lesões por esforço repetitivo (conhecida como LER).

 

Descanso para os pés

Manter a angulação correta entre o corpo e as pernas é algo que o descanso para pés pode fazer por você. Além disso, ele ajuda a manter a circulação ativa por conta da gangorra do apoio.