As crianças que andam nas pontas dos pés, mancam sem causa aparente ou queixam-se de dor constantemente, são alguns dos sinais de que está na hora de buscar o ortopedista pediátrico.
Mas você sabe o que faz um ortopedista pediátrico?
O ortopedista pediátrico é o médico especialista em avaliar problemas musculoesqueléticos (incluindo articulações, ossos ou músculos) em uma criança. Incluindo os recém-nascidos e também adolescentes ainda em fase de crescimento. Ele irá auxiliar no processo de diagnóstico e tratamento de qualquer possível alteração ortopédica durante a primeira fase da vida!
Com essa qualificação o médico intervém em qualquer possível alteração/lesão congênita, traumática ou adquirida é de responsabilidade do mesmo identificar as causas, perguntar aos responsáveis ou ao paciente os sintomas, indicar exames laboratoriais e físicos, e acompanhar a família e o paciente no tratamento, seja ele cirúrgico ou não. Logo, dependendo do caso, ele pode acompanhar o paciente durante toda sua vida. A recuperação pode envolver uso de medicamentos, fisioterapia e até atividades físicas moderadas.
levantamos algumas dicas e orientações para os pais, que podem ajudar com alguns tipos de problemas ortopédicos com os pequeninos;
• Evitando acidentes em casa
Crianças são curiosas. Dessa forma, querem pegar qualquer coisa ao alcance. Portanto, evite deixar materiais perto das mesmas, e evite deixar que transitem sozinhas pela casa!
• Transporte seguro
Antes de mais nada, torna-se imprescindível o uso de cadeirinha, busters e cintos. Dados apontam, que 70% das lesões graves infantis acontecem durante o trânsito!
• Mochilas adequadas
Em síntese, prefira sempre mochilas com tiras largas e acolchoadas. Opte também por mochilas que tenham duas tiras para os ombros, para o peso ser distribuído uniformemente. E por último, evite sobrecarregar a mochila.
Cuidar da saúde dos pequenos é muito importante. Para isso, agende sua consulta com um médico ortopedista pediátrico especialista.
Cuidar da saúde dos pequenos é muito importante. Para isso, agende sua consulta com um médico ortopedista pediátrico especialista.
Fonte: ManezinhoNews