Hérnia de disco é mais comuns em homens

Dores, fisgadas e falta de força nos membros. Esses são alguns dos sintomas causados pela hérnia de disco, doença que atinge de 2 a 3% da população no Brasil, sendo mais frequente em homens acima de 35 anos.

O problema ocorre devido à ruptura do disco que fica no tecido cartilaginoso entre os ossos da coluna. O disco é formado por uma parte fibrosa e outra mais gelatinosa: com a ruptura da parte fibrosa, a parte gelatinosa extravasa, e comprime os nervos, o que pode causar dor.

Na maioria dos casos, o incômodo se manifesta na região lombar ou cervical. Ele também pode ocorrer na área torácica, embora seja menos comum por ser uma parte do corpo com menos movimentação e pressão, como explica Luciano Miller, ortopedista e especialista em coluna pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Entre as causas do problema estão hábitos de vida não saudáveis, como obesidade, tabagismo, má postura e a prática de atividades físicas sem repouso. Fatores genéticos também podem favorecer o aparecimento do problema.

Ações pontuais, como um simples levantamento de peso em excesso, também aumentam o risco de hérnia de disco. A ortopedista Ana Paula Simões, presidente da SPAMDE (Sociedade Paulista de Medicina Desportiva), destaca ainda que o envelhecimento também favorece o surgimento da condição. “Ocorre perda de flexibilidade e o disco vai tendo uma degeneração.”.

Mulheres grávidas também estão entre os grupos mais afetados pela hérnia de disco – o peso da barriga provoca uma sobrecarga das costas.

 

(Fonte: Veja)