Como aliviar a dor no joelho ?

Quando há algo errado com a articulação do joelho, os sintomas comuns são o inchaço, a instabilidade, dor e incapacidade funcional. Existem algumas estratégias comuns para aliviar a dor no joelho:

Compressas: Compressas de gelo logo após a batida, no caso de acidentes, para reduzir o inchaço. Somente se o inchaço diminuir, aplique compressas mornas 3 vezes ao dia, durante 10 minutos. Manter o joelho levantado e repousado, com o auxílio de uma almofada, possibilita a melhor circulação do sangue ajudando a reduzir o inchaço.

Alongamentos: Se houver possibilidade de movimentação articular, alongue suavemente a perna. Mas atenção, somente alongue se a dor permitir: não se deve forçar o movimento.

Moderar a atividade física: Para evitar o agravamento ou início de uma lesão, é importante respeitar os limites do corpo e reduzir ou pausar a atividade física enquanto há dor.

Mas é bom ficar atento e procurar o médico se a dor persistir por mais de 3 dias e quando houver:

  • Dor e dificuldade de suportar o peso do corpo sobre o joelho
  • Sensação de instabilidade do joelho
  • Dor e dificuldade de estender ou flexionar completamente o joelho
  • Observação de deformidade na perna devido ao joelho
  • Calor local
  • Estalos ao movimentar o joelho

 

Causas da dor no joelho

São muitas as possíveis causas de dor no joelho, porém, as principais delas são lesões traumáticas, as inflamações e os problemas biomecânicos, além de outras condições de saúde.

Uma lesão no joelho pode afetar os ligamentos, tendões, bolsas sinoviais (pequenas bolsas cheias de líquido que cercam a articulação do joelho), ossos e cartilagens. Algumas das lesões mais comuns no joelho são: Lesão do Ligamento Cruzado Anterior,Lesão do Menisco,Bursite do joelho,Tendinite patelar (ou joelho de saltador),Síndrome da banda iliotibial (ou joelho de corredor). Alguns tipos de inflamações também podem ser responsáveis pela dor no joelho, a as principais delas são a osteoartrite (ou artrose), a artrite reumatóide e a gota.

 

Fonte : http://www.institutocohen.com.br/