8 em cada 10 pessoas em todo o mundo sofrem de hérnia de disco, aponta OMS

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas no mundo sofrem de hérnia de disco. Para a surpresa de muitos, porém, o quadro também pode atingir pessoas jovens.

 

A hérnia de disco pode acometer jovens. Geralmente os fatores de risco são obesidade, sedentarismo, exercícios extenuantes sem período de descanso e também traumas na coluna vertebral.”

Associado a isso, nos jovens têm predisposição genética, ou seja, algum histórico familiar de hérnia de disco e esse disco pode ser formado um pouco mais frágil. Esses fatores de risco acabam agindo com mais facilidade, ocasionando rompimento do colágeno dessa membrana do disco, causando a hérnia de disco.

 

Entre os principais sintomas estão o formigamento dos membros, dores lombares e nas pernas, perda de força e a sensibilidade alterada. As manifestações da lesão podem variar dependendo da região da coluna onde a lesão ocorreu.

O diagnóstico da hérnia de disco inclui a realização de exames de imagem como o raio-x. Além disso, entre 30% e 40% das pessoas com mais de 30 anos podem ter uma alteração sugestiva de hérnia de disco – o que não significa necessariamente uma doença que precise de intervenção médica.

Por outro lado, quando o paciente possui a manifestação clínica da hérnia de disco comprimindo o nervo, o tratamento inclui medicamentos, fisioterapia, acupuntura e até mesmo, em alguns casos, a cirurgia.

(Fonte: CNN)