6 dicas para combater o desconforto na quarentena

1ª. Dica – Organize sua casa e o seu ambiente.

Organize-os para que sejam o mais ergonômico possível, para que a TV fique na altura correta de seus olhos, para que você se sente corretamente, para que você apoie seu ante braço ao usar o computador, que sua cabeça fique alinhada ao usar o celular. Então, organize sua casa e seu ambiente, principalmente se seu ambiente de trabalho for a sua casa.

2ª. Dica – Tome cuidado com os vícios posturais e os gestos repetitivos.

Esta segunda dica reforça a primeira: hábitos cotidianos repetitivos, como a postura ao ver TV, ao usar o telefone (inclusive o fixo), a forma de se sentar… tudo contribui para o desequilíbrio muscular, causa da má postura e, consequentemente, gera dores.

3ª. Dica – Sente-se corretamente.

Sente-se sempre sobre o quadril e nunca sobre a coluna. Veja se você está sentado sobre os ossinhos do quadril. A gente tem um de cada lado. Quando a gente se senta sobre os ‘ísquios’ (é o nome destes ossos), a nossa coluna lombar consegue manter a curvatura fisiológica e isso faz com que alivie a pressão sobre nossos ísquios.

4ª. Dica – Ganhe da ação da gravidade

Pense sempre que existe um fio preso no topo da sua cabeça e que este fio está te puxando, te tracionando para cima, para que você fique ereto, com uma boa postura, alinhado ao escrever, ver TV ou falar ao telefone.

5ª. Dica – Não passe muito tempo na mesma posição

A recomendação ergonômica em relação ao trabalho é de que seja feita uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados. A cada 50 minutos numa posição na sua atividade do dia a dia, fique 10 minutos em outra posição; isto é muito válido. Se ficou sentado por 50 minutos, levante-se e ande pela casa por 10 minutos, mexa-se. A mesma coisa vale para o computador, o celular… para tudo.

6ª. Dica – Faça exercícios físicos.

Os exercícios físicos te tornam mais forte, mais móvel, mais disposto e com eles você vai ter uma facilidade muito maior de manter uma boa postura. Observamos, então, que a postura, a organização, o jeito de se acomodar na cadeira ou no sofá, como usamos o telefone, tudo é muito importante, mas que tudo parte de um princípio básico, que é a necessidade de fazer uma atividade física. Tudo fica mais fácil e, além disso, faz um bem danado à saúde mental. Escolha uma que você goste e se livre das dores.